Siga o Desprovidos!

sábado, 2 de agosto de 2014

Numa tarde digna de verão, Carbonífera Criciúma vence e se classifica à final

Salve.

Depois de um fim-de-semana afastado do Campeonato Municipal de Criciúma, retornei às canchas criciumenses neste sábado para conferir mais uma peleja. E para surpresa geral da nação, já se tratava da SEMIFINAL do certame, que colocava frente a frente o Carbonífera Criciúma e o Tocantins, que este ano está sendo chamado de Tocantins/Argentina devido a uma parceria com o clube do bairro hermano. A pugna se daria no Estádio Antônio Peruchi, no Bairro São Defende - a primeira aparição do estádio por esses bandeios.

Carbonífera Criciúma (Foto: Matheus Pereira)

Tocantins/Argentina (Foto: Matheus Pereira)
Depois de um bom papo com um dos diretores (acredito eu) do Carbonífera, fiz as fotos posadas das equipes - queria ter feito em todas as fases de mata-mata, mas na segunda fase acabei chegando atrasado na peleja e as quartas-de-final este blog não cobriu; para o regional, vou providenciar em todos os confrontos. O que não me apeteceu foi o sol digno de janeiro em pleno agosto, torrando as cucas de todos nós presentes no PERUCÃO.

O Grupo B do Municipal foi sem dúvidas a surpresa da competição. Ele reuniu Carbonífera e Tocantins, semifinalistas dessa tarde, e o Renascer, que fazia simultaneamente a outra semifinal ante o Próspera. Na ocasião, o Carbonífera ficou em primeiro lugar, o Tocantins em segundo e o Renascer em terceiro. Posteriormente, o Tocantins/Argentina eliminou Ipiranga e Metropol, enquanto o Alvinegro da Mina havia vencido o São Luiz.

Atacante William faz linda jogada individual no começo do jogo (Foto: Matheus Pereira)
Lateral Fá escorrega na marcação do mesmo William (Foto: Matheus Pereira)
E em campo, tudo começou num equilíbrio só. As equipes investiam nas ESTUDADAS no adversário, afinal, é semifinal né amigos? Comunicativo e participativo, o meia Lucas, da Carbonífera, vinha se destacando na meiuca Alvinegra, mas acabou saindo lesionado na metade da etapa inicial, dando lugar a Mateus Ovelha. Mas a melhor chance dos primeiros 20 minutos veio pelo lado do Tocantins, com o atacante William, que driblou meio mundo e tirou tinta do travessão em finalização.

Jogada na linha lateral de campo (Foto: Matheus Pereira)
Aos poucos, porém, a Carbonífera foi fazendo valer de seu favoritismo e conseguiu balançar as redes adversárias aos 28 minutos. Após cruzamento feito da esquerda por Fá, Borrachinha meteu a testa na bola e correu para o abraço, abrindo a contagem. A partir daí, foi-se o boi com as corda e tudo pro Tocantins/Argentina. Perdido em campo, o time quase viu Mateus Ovelha balançar as redes logo em seguida.

E o garoto que entrou no decorrer da primeira etapa se mostrou importante mais uma vez aos 36 minutos, quando fez bonita jogada individual e só foi parado com falta pelo goleiro adversário, e dentro da área isso é pênalti. Gutierri bateu e marcou, mas o árbitro Almir Bortolotto mandou voltar. Sem problemas, visto que o meia converteu a segunda cobrança também, em finalização IDÊNTICA à primeira: 2 a 0.

Gutierri comemora com Mateus Ovelha e Fá o gol marcado (Foto: Matheus Pereira)
Árbitro Almir Bortolotto soltando o verbo (Foto: Matheus Pereira)
Vale ressaltar que o árbitro Almir Bortolotto foi um espetáculo a parte. Quando o seu bandeirinha Taffarel foi interpelado de forma, digamos, nada amigável pelo banco do Tocantins após impedimento, o sr. Bortolotto veio em direção à situação. Quando todos achavam que ele ia dar uma bronca daquelas nos reclamões, ele reprovou foi SEU PRÓPRIO AUXILIAR, dizendo que ele era quem deveria avisar pra pôr os baderneiros para rua, e ainda finalizou com um genial "se precisar eu apito sem bandeira!". Bizarro.

Bom, voltando à partida, tudo permaneceu igual no restante da etapa de abertura. Sob um sol terrível que nem da Toscana era, chegamos ao fim do primeiro tempo com uma vantagem de dois gols construída pelo time Alvinegro. Era a hora de ir até o mercado ali perto comprar água gelada, pois se fazia necessário.

Jogador do Tocantins TRUPICA na dividida (Foto: Matheus Pereira)
Goleiro Fabiano Borges pronto para fazer a reposição de bola (Foto: Matheus Pereira)
Para a segunda etapa, era preciso falar mais alto com o coração que com a técnica, no caso do Tocantins/Argentina. Na base da raça, a equipe conseguiu equilibrar as ações da partida durante a maior parte do tempo, mas, esperto, o Carbonífera Criciúma investia na posse de bola e nas boas jogadas puxadas pelo seu lateral-direito Dedé, sempre achando tabelinhas sensacionais com Ovelha.

O equilíbrio foi se mantendo e a partida se encaminhando para o fim com o bem provável 2 a 0. Mas aí houve um erro imperdoável entre o relógio do sr. Bortolotto e o do mesário da partida, que fez com que o mesário informasse para o banco do Carbonífera que faltavam cinco minutos quando, na verdade, faltavam quinze. Aí então o lado Alvinegro da força passou a agir como se a partida estivesse ganha e o adversário entregue, quando na verdade ainda restava muita água para passar sob tal ponte.

Dedé com a bola pela direita (Foto: Matheus Pereira)
Jogada em velocidade da equipe azul e branca (Foto: Matheus Pereira)
Aí, aproveitando-se do RELAXAMENTO da equipe que estava em vantagem no placar, o Tocantins se animou e passou a dar um calorão nos adversários - mais ainda do que o proveniente do sol -, com jogadas puxadas em velocidade e muita vontade. De tanto insistir, o gol chegou aos 44 minutos, quando após cruzamento da direita, Diogo completou de voleio e deu uma chance de respiração, ainda que por aparelhos, para a equipe.

Mesmo com cinco minutos de acréscimo, o tempo foi cruel e chegou ao fim antes que a rede pudesse voltar a ser balançada: Carbonífera Criciúma 2x1 Tocantins/Argentina foi o placar final. Agora, para sacramentar de vez o Grupo B da competição, o Carbonífera enfrentará o Renascer na final - a equipe bateu o Próspera por 1 a 0 na outra semifinal.

Sim, eu tenho uma cisma com pôr-do-sol (Foto: Matheus Pereira)
Ao fim do embate, me encaminhei para o conforto de casa e ainda assisti o heroico empate do Criciúma frente ao São Paulo, para glorificar o excelente sábado. Na próxima semana, nos vemos cá novamente, com a finalíssima do Municipal. Vai vir muito futebol no Desprovidos nesse segundo semestre, basta ficarem ligados.

É isso aí. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário