Siga o Desprovidos!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cocal do Sul e Meleiro se igualam pelo Regional numa tarde muito quente


Salve.

No último sábado (23), fui, mais ao amigo Giovane, presenciar mais uma rodada do querido Campeonato Regional da LARM. Em campo, duas agremiações que ainda não haviam sentido o sabor da derrota. Jogando em casa, o Cocal do Sul recebia o Meleiro, em jogo válido pela segunda rodada do certame. O encontro ocorreu no Estádio Walmor Mário Guollo, meu quarto por lá esse ano, o terceiro do Cocal - um foi do Criciúma sub-20.

Uma pena que não consegui fazer a foto oficial do Meleiro, que entrou atrasado em campo e já foi direto se posicionar no gramado, pois o Cocal o esperava. O árbitro Cleomar Abegg imediatamente chamou o capitão para realizar o sorteio e fiquei sem a minha foto. Pelo time da casa, a foto saiu apenas com 10 jogadores; um deles não havia entrado em campo ainda e ficou de fora. Portanto, mesmo com este DESAIRE, aí está a foto oficial do Cocal do Sul.

AA Cocal do Sul, com: Rafael, Shayder, Jeff, Wilson Sabão e Marquinho (em pé); Deines, Bolinho, Vitinho, Anderson Butiá e Dudu (agachados); Ramon ficou de fora (Foto: Matheus Pereira)
Para finalizar o combo da tarde de sábado, o calor estava realmente infernal. Não era aquela coisa aceitável, simplesmente nos torrava sob esse céu de um inverno fake. Tal disparate, inclusive, se estendeu até o domingo também, conseguindo ainda aumentar a temperatura, duras penas para os sul-catarinenses. Mesmo com os graus lá em cima, a torcida local compareceu para apoiar a equipe da cidade.

Dudu, do Cocal, com a bola no início da partida (Foto: Matheus Pereira)
Jogador do Meleiro fazendo passe com pose (Foto: Matheus Pereira)
O jogo, por sua vez, começou condizente ao calor. Fraco tecnicamente, com muitos passes errados, não animava aos espectadores presentes nas arquibancadas do GUOLLÃO. Os treinadores também estavam pouco satisfeitos com suas equipes, gritando e gesticulando muito na beira do gramado. Uma das poucas opções ofensivas eficientes no time da casa, o lateral-esquerdo Vitinho era quem mais tentava, inclusive chegando a fazer uma bela jogada individual e cruzando para Ramon, que desperdiçou a chance.

Jogada perto da linha lateral enquanto Rafael prepara o passe (Foto: Matheus Pereira)
E o jogo foi se tornando fraco, assim como o que presenciei na primeira rodada. Mais bem postado taticamente (até por conter em seu grupo vários ex-jogadores profissionais, em sua maioria do Rio Grande do Sul), o Meleiro era dono das ações da partida, possuidor de mais posse de bola e melhor articulador de jogadas. O Cocal, por sua vez, principalmente na base da velocidade e alguns chutes de longe, conseguia assustar o goleiro adversário Didi.

A linha de três volantes do time da casa formada por Deines, Marquinho e Jeff de pouco servia, e desde o primeiro já tilintavam as reclamações para o treinador Barroso mudá-la em função de um novo meia (o time estava com dois) ou atacante (um). Mas, pouco a pouco o jogo já começava a se desenhar para o zero a zero, assim como encerrou o primeiro tempo. Muito equilíbrio e pouca criatividade.

Jogador do Meleiro preparando a cobrança de falta (Foto: Matheus Pereira)
Já no segundo tempo, lateral Bolinho carrega a redonda para o ataque (Foto: Matheus Pereira)
O segundo tempo começou e também não foi lá AQUELA COISA MARAVILHOSA, mas deu uma leve melhorada. Por jogar em casa, o Cocal tentou ir para cima, mas a falta de criatividade era ainda um empecilho para o escrete local. Mais conhecedor, o Meleiro - que havia somado três pontos na estreia - apenas administrava o placar. O zero a zero ainda era perceptível nas entranhas da partida; eu me chateava, afinal, não gostaria de ver o segundo placar em branco em sequência.

Só para não deixar passar uma partida não profissional sem uma discussãozinha aqui e acolá, após uma dividida que o lateral Bolinho deixou o braço no adversário, uma confusão se instaurou. O goleirão da equipe do Meleiro foi tirar satisfação e aí o árbitro Cleomar Abegg teve de ter muito JOGO DE CINTURA pra manter a situação sob controle; e ele manteve, apenas conversando com os atletas e jogo que segue.

Após a discussão, já com os ânimos mais acalmados (Foto: Matheus Pereira)
Patrick, que entrou no segundo tempo, fazendo jogada pelo meio (Foto: Matheus Pereira)
Quando o jogo voltava à monotonia habitual, Jeff cobrou falta de longe com um TIRAMBAÇO, porém na altura das mãos do goleirão Didi. Acontece que o arqueiro foi encaixar e largou a rechonchuda NOS PÉS do inimigo, o centroavante Ramon, que não desperdiçou e colocou o Cocal na frente do placar aos 17 minutos da etapa final. Ao meu lado, os próprios diretores do clube admitiam: "foi um gol achado".

Aliás, o calor fez uma vítima no gramado, que foi o zagueiro e capitão cocalense Wilson Sabão. O jogador passou mal e foi prontamente substituído, sendo atendido do lado de fora com muita água, pessoas abanando e cautela até que ele se recuperasse por completo - e tal momento veio pouco mais tarde; então, ele e o já substituído Anderson Butiá ficaram sentados na entrada do vestiário, perto deste que vos escreve, conversando alegremente.

Jogador do Cocal do Sul segurando a bola perto da linha de fundo (Foto: Matheus Pereira)
Ao contrário do que parece, o jogador do Meleiro não acredita que possa voar - eu acho (Foto: Matheus Pereira)
Bolinho sendo substituído por Chumbo, já no fim do jogo (Foto: Matheus Pereira)
O Meleiro, depois do gol, deixou de administrar a partida e resolveu ir para cima. A pressão começou a surtir efeito a partir dos 30, quando o clube visitante fez o goleiro Rafael trabalhar - e bastante. O jogo parecia estar indo realmente para a vitória mandante. Até que, aos 40 minutos de jogo, Zezé, ex-Canoas/RS, cobrou escanteio perfeitamente na testa de João Simon, que, sem marcação, nem precisou pular para acertar o ângulo e deixar tudo igual, festejando muito com os colegas e a comissão técnica.

Depois, o time da casa ainda buscou voltar à frente do marcador, mas sem conseguir criar chances; a partida ficou mesmo em Cocal do Sul 1x1 Meleiro. Em duas rodadas, o Cocal soma dois pontos, e ocupa a quinta colocação. O Meleiro segue invicto, com quatro pontos, e no segundo lugar; em primeiro, Forquilhinha, que venceu Lauro Müller fora de casa.

O amor está no ar em Cocal do Sul (Foto: Matheus Pereira)
Ao fim de tudo, eu e meu convidado de honra do dia fomos até o mercado, compramos uns quitutes para comer na praça e nos encaminhamos para o retorno à Criciúma. No fim, tudo isso é muito mais divertido que acompanhar as derrotas do time do coração, como no domingo, que ocorreu mais uma. Logo, semana que vem nos vemos de novo aqui no Desprovidos, com mais futebol fora dos holofotes.

Boa semana, e até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário