Siga o Desprovidos!

domingo, 10 de agosto de 2014

Carbonífera Criciúma não dá vez ao surpreendente Renascer e conquista o título do Municipal

Buenas.

Enfim, chegamos a final dessa nossa querida competição que é o Campeonato Municipal de Criciúma. Depois de 38 partidas, finalmente chegamos naquele embate que definiria o vencedor. De um lado, a Carbonífera Criciúma, uma das equipes que mais havia levantado o caneco, com quatro conquistas, contra um surpreendente Renascer, que não era tido como um dos favoritos e chegou na decisão. A peleja seria no Estádio Antônio Peruchi.

Renascer, árbitros e Carbonífera Criciúma (Foto: Matheus Pereira)

As belas taças do torneio
(Foto: Matheus Pereira)
O Renascer teve uma campanha surpreendente na Taça Lussa Librelato/Municipal de Criciúma. Ficou em terceiro colocado no grupo do próprio Carbonífera Criciúma, e depois contou com vitórias nos pênaltis ou com um gol de diferença para bater concorrentes considerados favoritos e alcançar a vaga na decisão; não à toa, a equipe havia feito 5 gols e sofrido outros 5, enquanto o Carbonífera havia assinalado as redes em 12 ocasiões.

Muita festa nas arquibancadas do PERUCÃO, em suma maioria torcedores da equipe do Renascer, que levaram consigo muitos fogos e rojões, tornando a festa um tanto barulhenta, ainda que esse seja um ponto positivo. Muita gente foi envolvida na cerimônia, que contava com uma cobertura de imprensa poucas vezes vista até então no campeonato, além de presenças ilustres da prefeitura da cidade.

Enfim, o REBULIÇO, os carros cercando o estádio, o clima de amizade e rivalidade simultânea dos torcedores, gente se arrumando em carros e caminhões para assistir, e até uma barraquinha de bebidas estava presente; isso sim é futebol amador!


Borrachinha e Dael, dupla de ataque do Alvinegro, prontos para dar o pontapé inicial (Foto: Matheus Pereira)
Dedé puxa ataque para a Carbonífera (Foto: Matheus Pereira)
Com todo o favoritismo que rondava, a equipe da Carbonífera Criciúma começou o jogo pressionando o adversário, que se safava com jogadas puxadas na base da velocidade. Embora melhor postado em campo, o Alvinegro via o surpreendente Renascer equilibrar as ações da partida e assustar o goleiro Fabiano em finalizações de longe - artifício também usado pelo Carbonífera. Com isso, o jogo foi se tornando previsível, até que Dieguinho, da equipe azul, resolveu TACAR a mão na bola após cruzamento na área, penalidade máxima.

Goleirão - literalmente - Júlio César dá AQUELA desestabilizada pré-cobrança (Foto: Matheus Pereira)
Na bola, Gutierri, o cobrador oficial do Alvinegro. Antes da cobrança, Júlio César, goleiro do Renascer, até bem que tentou desestabilizar o maestro carequinha, mas não adiantou: bola no barbante, 1 a 0. Depois do tento, a equipe que estava em desvantagem no placar acabou se LAGARTEANDO, errando muito lance bobo e até mesmo passes no campo de defesa. Muitas oportunidades não foram aproveitadas pelo Carbonífera Criciúma até o fim da primeira etapa.

Mas quando o cronômetro RELAVA nos 41 minutos, Filipe recebeu na direita e acertou cruzamento perfeito que encontrou a testa flamejante do mesmo Gutierri, que com qualidade enfiou a cabeça na bola e ela mais uma vez morreu nas cordas claras das traves: 2 a 0.

Gutierri comemora com Filipe o segundo tento do jogo (Foto: Matheus Pereira)
Jogador do Carbonífera, encoberto pela bola, acerta passe de primeira (Foto: Matheus Pereira)
Bonita cobrança de falta de meia do Renascer, que obrigou linda defesa de Fabiano (Foto: Matheus Pereira)
Nos instantes finais da primeira etapa, o que se viu foi algumas entradas mais ríspidas e discussões dos dois lados, mas futebol que é bom foi bem pouco. Com muita disputa, o fim do primeiro tempo se decretou com 2 a 0 no placar, algumas bolas sumidas, outras reclamações esparsas - nenhuma delas do pênalti - e a vitória perto de pertencer ao clube Alvinegro.

Aqui, até o caminhão vira camarote (Foto: Matheus Pereira)
O segundo tempo chegou, e o time que estava vencendo, naturalmente, recuou e chamou o adversário. O Renascer não é bobo, e resolveu aproveitar, chegando a ditar o ritmo do jogo no meio da cancha. Mas o Carbonífera era indiscutivelmente mais time que os adversários do Municipal, e nos contra-ataques arrancava suspiros de seu treinador Jair Bala e fazia o goleiro Júlio César trabalhar.

Já no lado da defesa, Fabiano Borges salvava como podia, e quase sempre com intervenções cruciais para a manutenção do placar. E quando tudo estava em estado de extremo equilíbrio, o volante Filipe resolveu aparecer para o jogo mais uma vez, driblou MEIO MUNDO e bateu no ângulo, uma pintura, 3 a 0 e ainda faltava meia hora de jogo.

Uma encaradinha básica de atacante e zagueiro (Foto: Matheus Pereira)
Renato, do Carbonífera, marcado de perto pelo adversário (Foto: Matheus Pereira)
Aí o já famoso encrenqueiro Dael caçou uma confusão dentro de campo com o adversário, que ainda relevou a tentativa falha de bolada feita pelo atleta do Carbonífera. Exaltado, o treinador do Renascer teve de ser contido, aí para não ter problemas, Jair Bala - comandante da Carbonífera - tirou o jogador e pôs o SERELEPE Mateus Ovelha, que logo em seu primeiro lance, se desmarcou, recebeu em profundidade, e ao tirar do goleiro bateu nas redes pelo lado de fora.

Fá cobra lateral naquela que foi uma das fotos que mais gostei, particularmente (Foto: Matheus Pereira)
Um tempo mais tarde, Ovelha ainda perdeu outra finalização, assim como Borrachinha, e o Renascer exigiu trabalho de Fabiano Borges em uma ou duas oportunidades, mas o resultado já estava construído faz tempo, e todos haviam aceitado que o marcador não voltaria a se mover. Ao fim de tudo, Carbonífera Criciúma 3x0 Renascer decretou o quinto título do Alvinegro da Mina, que é o maior vencedor do Campeonato Municipal.

Jogadores reunidos em roda de oração (Foto: Matheus Pereira)

Renascer recebendo a medalha de prata (Foto: Matheus Pereira)
Carbonífera Criciúma recebe a de ouro (Foto: Matheus Pereira)
Após discursos de algumas personalidades ilustres e inclusive da filha de Lussa Librelato, que dá nome à taça, tivemos a entrega das premiações. Com uma campanha irrefutável, com direito a invencibilidade e melhor ataque, a Carbonífera se sagra novamente como maior vencedor do torneio. O Renascer conquista seu primeiro vice-campeonato em um torneio em que era dado como azarão; os atletas saíram aplaudidos por todos e em um clima amistoso com os adversários, como há de ser.

Capitão Fá recebe o troféu do Campeonato Municipal/Taça Lussa Librelato de 2014 (Foto: Matheus Pereira)
Jogadores posados com a taça na foto final (Foto: Matheus Pereira)
Parabéns a ambas as equipes, que conseguiram chegar à final de uma competição que reuniu 17 agremiações, e parabéns especial ao Carbonífera Criciúma, que alcançou mais um título - agora, tendo levantado o caneco em 2005, 2006, 2011, 2012 e 2014. Após um tempo de papo com os atletas e com os simpáticos dirigentes do Alvinegro, me retirei do estádio, dando adeus ao Municipal, que agora é só em 2015.

Escudinho do clube campeão (Foto: Matheus Pereira)
Agora, voltemos o foco ao nosso BRASILEIRÃO: o Campeonato Regional da LARM, que se inicia no próximo fim-de-semana, e se não ocorrer nenhum imprevisto, terá cobertura em todas as rodadas, e de todas as equipes. E assim que der, o Desprovidos de Fama também estará presente em outras competições, armando rodadas duplas geniais. É agora, que venha o nosso segundo semestre!

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário