Siga o Desprovidos!

sábado, 30 de maio de 2015

Na abertura do Municipal, Campinas conta com gol no fim para superar Cruz de Malta

Daí!

E começou o campeonato oficial da LIFF (Liga Florianopolitana de Futebol): o Campeonato Municipal de Florianópolis. E como tal torneio é um dos carros-chefe do Desprovidos de Fama no ano de 2015, o blog se fez presente nesse sabadão numa das três partidas que iriam abrir o calendário: no Estádio Aldo Silva, no bairro do Saco dos Limões, se enfrentavam Campinas, o atual vice-campeão da competição, e Cruz de Malta.

SER Campinas, que entrou em campo com: Jeferson; Pita, Barra, Jorginho e Maranhão (Rafinha); Jean (Ismael), Ernesto, Nathan Rosa (João Eduardo) e Gregory; André (Dudu) e Thiago Nascimento (Salgueiro). (Foto: Matheus Pereira)
A Cruz de Malta de F, jogando nesta tarde com: Adenir; Rodrigo Moitão, Rodrigo, Binho (Dé) e Leco; Dudu, Gordo, Ramon e Juninho; Fabrício e Everton Chapa. (Foto: Matheus Pereira)
Trio de arbitragem do dia, composto pelo icônico Vayran da Silva Rosa e seus auxiliares, Alexandre Bittencourt e Marco Antônio Martins Lopes; na foto, também os capitães Ernesto e Ramon (Foto: Matheus Pereira)
Depois de me locomover até o estádio com o poder de minhas pernas (o Aldo Silva é um dos que fica mais próximos deste que vos fala na cidade), cheguei ao recinto com as equipes - que estão ainda em fase de montagem - finalizando seu aquecimento. A peleja não era a que marcava a abertura oficial, o que aconteceria com Grêmio Cachoeira x Triunfo, muito embora por lá fosse começar somente às 16h, enquanto Campinas x Cruz de Malta tinha seu princípio marcado para as 15h15. Vai entender.

No ano passado, o clube verde e amarelo eliminou justamente o alvinegro nas semifinais do Municipal, mas chegou na decisão e acabou sendo vice-campeão para o Grêmio Cachoeira. O Campinas, aliás, chegou até as quartas-de-final da Copa Interligas deste ano, sendo eliminado pelo João Paulo II. Já o Cruz de Malta, promete investimentos para chegar à finalíssima pela primeira vez; conseguiu, aliás, tirar Osvaldo do Grêmio, um dos antigos jogadores-chave do clube. No entanto, hoje ele ficou apenas orientando seus (futuros) companheiros.

Defensor do Cruz de Malta rifando a bola (Foto: Matheus Pereira)
Bonita dividida no alto; com as montanhas ao fundo, Rodrigo levou a melhor (Foto: Matheus Pereira)
Começo de campeonato, as equipes ainda estavam se (re)conhecendo e voltando ao ritmo habitual. Portanto, o início da peleja foi deveras fraco. Pouca agitação, muito passe e raramente os times sequer adentravam à área adversária. A primeira finalização, caso não esteja enganado, veio só aos 12 minutos, e já veio para arrancar suspiros da torcida local. Thiago Nascimento cobrou falta com muita categoria e selou o travessão do goleiro Adenir.

+ Curta o Desprovidos de Fama no Facebook!

Melhor em campo, o time da casa seguiu pressionando. O arisco Maranhão, pouco depois, fez jogada individual e assistiu para um bom chute de André, mas o goleiro espalmou bem. Mesmo com essa superioridade do Campinas, o jogo esteve longe (mas bem longe) de estar agradável aos olhos dos espectadores. Sacal e maçante, a partida alternava poucas entradas ríspidas e menos ainda finalizações a gol.

Com a PASSARELA ao fundo, jogadores articulam lance na meiuca (Foto: Matheus Pereira)
Leco, do Cruz de Malta, e Pita, do Campinas, na disputa pela bola (Foto: Matheus Pereira)
Ainda assim, nos lances esporádicos que chegava, o Campinas era mais perigoso. Quando Thiago Nascimento fez bom pivô, uma paulada de André obrigou o goleirão do Cruz de Malta a defender com os pés. Thiago também teve sua chance, num chute forte de longe, que a bola passou raspando no travessão. Todavia, seus minutos em campo foram contados. Após dividida na lateral, o atacante caiu de mau jeito fora do campo, preocupando a todos. Felizmente, sua lesão não foi grave, mas ele teve de ser substituído.

Quanto ao futebol, o time da casa continuou melhor; Nathan Rosa quase marcou de cabeça após cobrança de escanteio, já nos minutos finais do primeiro tempo. O Cruz de Malta não conseguia responder à altura, e cresceu em campo apenas nos últimos lances, quando já não havia tempo para mais nada. Vayran então apitou o fim; o primeiro tempo foi fraco, mas o segundo viria por aí.

O grandalhão Everton Chapa protege a bola de Jean (Foto: Matheus Pereira)
André vs. Rodrigo, a disputa mais frequente na pugna (Foto: Matheus Pereira)
Novamente o zagueirão Rodrigo aparecendo nas lentes do Desprovidos (Foto: Matheus Pereira)
E, amigos, a etapa final fez a PROEZA de ser pior. Sem medo de arriscar, digo que foi um dos piores segundo tempo que já vi in loco no Desprovidos de Fama. Antes dos 25 minutos, registrei dois ou três chutes a gol, ambos de longe e/ou para longe. O frio começava a bater forte na Ilha, e o jogo morníssimo na cancha não ajudava a combater o marasmo. Para não dizer que não teve nada antes do fim do jogo chegar, Everton Chapa bateu cruzado após invadir a área num lance esporádico, mas Jeferson defendeu.

Bomba de João Eduardo explode no marcador (Foto: Matheus Pereira)
Jogo parado para atendimento a um atleta do Cruz de Malta (Foto: Matheus Pereira)
Porém, nem só de AGRURAS viveu a etapa final. Depois dos 35, o futebol das equipes, estranhamente, apareceu. Primeiro com o camisa dez do time da casa, Gregory, que arriscou de longe e isolou. Logo em seguida, após escanteio, por pouco o garoto Rafinha não balançou as redes. Entretanto, A BOLA DO JOGO veio - oh - pelo lado alvinegro. Aos 46, Juninho recebeu absurdamente livre na frente do goleiro Jeferson, e desperdiçou a melhor chance da partida.

+ Siga o Desprovidos de Fama no Instagram!

Essa era a oportunidade para eu usar um ditado batido no post: "a bola pune". Não deu certo, mas no minuto seguinte o karma me ajudou a usar outro. Como QUEM NÃO FAZ LEVA, o atacante Salgueiro, que havia saído do banco, aproveitou uma bola que recebeu na entrada da área e, com oportunismo, bateu a pelota para o fundo dos barbantes, fechando o placar já no fim do confronto: Campinas 1x0 Cruz de Malta.

Salgueiro foi comemorar no alambrado com seus torcedores (Foto: Matheus Pereira)
Os maqueiros tiveram trabalho com as constantes quedas dos jogadores visitantes (Foto: Matheus Pereira)
 E dessa vez nem vai ter tempo para sentir saudade, pois o Desprovidos quis contemplar perfeitamente a abertura do certame, e irá cobrir uma nova partida amanhã, que será comemorativa: a #50 do Desprovidos de FAma. Quanto a este jogo de sábado, foi só. Aguardo o retorno de vocês logo.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário