Siga o Desprovidos!

domingo, 29 de junho de 2014

Desprovidos presente em mais uma goleada pelo Municipal de Criciúma

Hola.

No mesmo dia que o México foi cruelmente eliminado pela Holanda, infelizmente, me fiz presente em uma partida isolada pelo Campeonato Municipal de Criciúma. Em jogo válido pelo Grupo A, o Próspera - que já esteve prestigiado aqui no blog - enfrentou o Comunidade, que ainda não havia vencido uma peleja sequer na competição. O confronto foi num palco que já sediou grandes jogos do futebol catarinense, o Estádio Engenheiro Mário Balsini.

Foto do alambrado, enquanto ainda rolava a preliminar entre as categorias de base; o jogo foi vencido pelo Próspera por 4 a 1 (Foto: Matheus Pereira)
Segundo colocado do Grupo A com 4 pontos em 3 partidas, o Próspera precisava vencer pra terminar na frente na disputa pelo segundo lugar (para valer a vantagem do empate na segunda fase) e até colocar uma pulga atrás da orelha do líder e 100% Mãe Luzia, que ainda tem duas partidas a disputar, enquanto o Time da Raça se despedia da primeira fase. O Comunidade, em 2 confrontos, havia somado apenas 1 ponto e buscava sua primeira vitória.

As chuvas não deram descanso ao estado de Santa Catarina e, logicamente, a Criciúma durante a semana, ocasionando o adiamento das outras partidas que seriam neste domingo, restando apenas essa peleja. Mas a primeira fase tá se encerrando e as definições estão próximas de acontecer.

A camiseta do Comunidade parecia mais uma bandeira gaúcha (Foto: Matheus Pereira)
Jogada do Próspera no meio-campo (Foto: Matheus Pereira)
Mas o jogo se mostrou um bocado BUROCRÁTICO. Com uns 50 torcedores nas arquibancadas do Balsini mais uns 10 guerreiros no alambrado, inclusive um com uma aleatória camisa do Paysandu, o Próspera mostrou ser um time que queria mais a vitória, mas pecava no acerto dos passes e cedia muitas vezes a posse de bola pro Comunidade. Que, por sua vez, errava no FAMOSO último passe e não encaixava uma jogada de ataque decente.

Lateral do Comunidade preparando o lançamento (Foto: Matheus Pereira)
Inclusive, lá pelas tantas, o camisa 7 do Comunidade se chocou com Biá, camisa 10 do Próspera, numa dividida, e acabou se lesionando. Tanto é que ele teve de ser substituído. Tudo normal, exceto por um detalhe: NÃO HAVIA MACA no estádio. O jogador foi retirado de campo carregado nos ombros do massagista e de um colega de equipe. Que fase.

Mas, com a bola rolando, a falha de concretização dos ataques das equipes e a pouca criatividade na troca de passes fez com que o primeiro tempo passasse voando. Os goleiros tiveram que trabalhar pouco, visto que praticamente todas as bolas iam para fora. Foi tão sem sal que até o sol foi embora e o placar ficou no zero a zero.

Camisa 10 faz pose para completar o passe (Foto: Matheus Pereira)

Tudo embolado na área para cobrança de escanteio (Foto: Matheus Pereira)
E aí no segundo tempo o SISTEMA FOI BRUTO pro Comunidade. Em busca da primeira vitória, eles sofreram um rude golpe logo no início, quando João recebeu bom passe de Biá e fuzilou para dentro da caixinha: 1 a 0. Mesmo com a vantagem no placar, o Próspera seguiu seu MÓRBIDO estilo de futebol e continuou a errar muito passe. Porém, o adversário não era muito diferente disso: quando chegou, com Rafinha, cara a cara com o goleiro, o jogador jogou atrás da casinha vermelha que se vê na foto acima.

Biá comemora seu gol com os parças (Foto: Matheus Pereira)
Quando o jogo voltava a ser equilibrado, o meia Biá acertou um chute de fora da área que contou com desvio para enganar o goleiro: 2 a 0. Aí você pensa nesse momento: "nossa, foi agora que a coisa desandou e o Próspera meteu mais uns quatro" não, não foi. O time voltou a ficar tranquilo no jogo e a tocar de lado para fazer o tempo passar. Mas enfrentava um adversário desanimado, que pouco perigo oferecia.

Mas Biá é realmente diferenciado e vem sendo destaque do Municipal. Lá pelos 35 minutos, quando todos ali presentes já estavam pensando em Costa Rica x Grécia, ele acertou um CALHAÇO do meio da rua, encobrindo o goleiro e fazendo um Golaço com G maiúsculo, 3 a 0. Quando chegou à frente no segundo tempo, o Próspera balançou as redes, mesmo que não tenha dominado a partida por completo.

Dividida no meio do campo (Foto: Matheus Pereira)
Biá comemorando o terceiro gol do Próspera (Foto: Matheus Pereira)
Ainda restou tempo para Neno e João balançarem as redes mais duas vezes (este último, após bonita jogada pela esquerda), fechando o placar nos - literalmente - minutos finais. Um injusto Próspera 5x0 Comunidade, que deixou a equipe tricolor dependendo de um milagre e o Time da Raça com chances reais de classificação para a segunda fase. Para avançar diretamente às quartas, precisa de improváveis tropeços do favorito Mãe Luzia.

O arisco lateral direito do Comunidade escapando da marcação pelo LADO DE FORA do gramado (Foto: Matheus Pereira)
O panorama no Grupo A é este: o Próspera se despede da primeira fase com 7 pontos e saldo de gols +5. O Comercial tem apenas mais uma partida - contra o Mãe Luzia -, 4 pontos e saldo de -1. Já o Colorado, ainda tem duas partidas a serem jogadas - Mãe Luzia e Comunidade -, 1 ponto e saldo -1. Mãe Luzia segue com 6 pontos em dois jogos, e o Comunidade, com 1 ponto faltando uma partida. O primeiro colocado passa diretamente às quartas-de-final, enquanto segundos e terceiros colocados dos grupos fazem uma eliminatória na segunda fase, com TODAS as vantagens possíveis para aqueles que terminarem em 2º.

Semana que vem, a cobertura do Municipal voltará, mais uma vez, aqui no Desprovidos. Ainda teremos mais Grupo A e também Grupo D (o único que ainda não teve cobertura) até o fim da primeira fase. Nos vemos logo!

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário