Siga o Desprovidos!

domingo, 5 de julho de 2015

A América é aqui: em dia de decisão da Copa, Bandeirante e Barrense empatam pelo Municipal

Olá!

Voltamos às canchas florianopolitanas depois de três absurdas semanas - após um fim-de-semana de recesso e outro cobrindo a Segundona. No entanto, fomos, mais O Cancheiro, assistir uma peleja válida pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Municipal de Florianópolis. Fomos ao rumo sul, especificamente, ao Ribeirão da Ilha; lá, o escrete local do Bandeirante recebia o Barrense. O palco do espetáculo era o Estádio Fermínio Vieira, estreante por acá.

Bandeirante RFC, que foi a campo com: João Vitor; Rodriguinho, Gabriel (Diego), Du e Ygor; Matheus Santos, Juninho (Messias), Digo (Wagner) e Bruno Dutra; Leandrinho e Wallace (Lipe). (Foto: Matheus Pereira)
Barrense FC, escalado com: Felipe Barrão; Guto, Gui, Andrey e Filipe Botelho (Ademar); Nino (Dudu), Dunga, Coruja (Giovani) e Joel (Walber); Naércio e Flávio (Gustavo). (Foto: Matheus Pereira)
Trio de arbitragem, composto por Fabiano Coelho da Silva, Paulo Sérgio Valdir Martins e Alexandre Bittencourt, além dos capitães Gui e Du. (Foto: Matheus Pereira)
A tarde que o Chile COPOU a América, em Floripa, era deveras fria. Apesar do sol, o vento sul que batia no Ribeirão da Ilha - conhecido por ser o lar dos ventos na Capital - era desumano, e conforme o decorrer do jogo, ao segurar a câmera no tripé cheguei ao ponto de simplesmente não sentir meus dedos. Para chegar lá, ganhei providencial carona do Lucas, do já previamente citado blog parceiro do Desprovidos.

Apesar de ser segundo turno, era a primeira vez que as equipes se enfrentavam no certame; é que a segunda rodada do primeiro, marcada para um meio de semana, não aconteceu. Os clubes, que haviam se recusado a atuar no meio de semana antes mesmo do começo do torneio, bateram de frente com a liga numa atitude louvável e não compareceram às partidas. A LIFF não quis remarcar a rodada, e todos os jogos ficaram num bizarro WO x WO; os clubes ainda correm risco de sofrer punição. Ou seja, como se já não fosse naturalmente difícil fazer futebol amador, ainda existe esse empecilho, que mais parece uma birrinha de quinta série.

Atleta do Barrense carrega a bola, sob a sombra do adversário Wallace (Foto: Matheus Pereira)
Ygor salta nas costas de Naércio, e Flávio reclama (Foto: Matheus Pereira)
Agora, quanto ao jogo: os muros baixos do Fermínio Vieira viram logo aos 30 segundos um chutão ir parar fora do estádio. Lanterna com apenas um ponto, o Barrense fez frente ao time verde e amarelo desde o começo, fazendo o início da peleja ser um tanto corrida. O perigoso Naércio quase fez de cabeça por cima do goleiro num lance genial, mas a bola tirou tinta da trave. O Bandeirante respondeu com um chutão de Leandrinho, que igualmente passou perto.

+ Curta o Desprovidos de Fama no Facebook!

Todavia, nervoso, o confronto foi deixando de ser bem jogado para se tornar confuso, cadenciado e pegado. Tanto com atletas adversários quanto entre os da própria equipe; Dunga e Coruja, do Barrense, discutiram feio no meio-campo após erro do primeiro, tendo inclusive que serem apartados pelo capitão Gui. E conforme o frio aumentava, os jogadores esqueciam de jogar e passavam a se tornar máquinas de reclamação; o geralmente bandeirinha Fabiano Coelho, árbitro hoje, ficou de orelhas quentes.

Retrato do jogo nervoso (Foto: Matheus Pereira)
Juninho, do Bandeirante, sai na frente do adversário (Foto: Matheus Pereira)
As poucas oportunidades de gol eram bem divididas entre os dois lados. Bruno, camisa dez dos locais, quase balançou o barbante após chute colocado. Pouco mais tarde, começou a temporada de reclamações de penalidade por parte do Barrense. A primeira foi depois de uma dividida em que o árbitro assinalou falta de ataque, para desespero do banco de reservas da equipe, que estava crente da infração maior.

Talvez animado pela POLÊMICA, o escrete alviazul cresceu. E após bonita jogada de ataque, a bola ia sobrando limpinha para o camisa onze Naércio, mas Joel se meteu na frente do companheiro tentando finalizar e simplesmente tirou o gol de abertura do placar dos pés do garoto. Melhor em campo, o time da Barra da Lagoa teve mais motivos pra reclamar logo na sequência do lance, onde pediu pênalti sobre Joel e o árbitro mais uma vez nada apitou.

Coruja e Ygor brigam pela posse da bola (Foto: Matheus Pereira)
Fabiano Coelho da Silva foi alvo de reclamações por parte do Barrense (Foto: Matheus Pereira)
Ainda no finzinho do primeiro tempo, aconteceu a finalização que mais perto passou de balançar as redes. Bruno Dutra cobrou falta em diagonal e obrigou linda defesa do arqueiro Felipe Barrão, que foi no terceiro andar e arrancou elogios do maqueiro presente. O goleirão do Barrense é, aliás, oriundo dum tradicional torneio de futebol de areia que acontece na Barra da Lagoa no verão, segundo a resenha entre o delegado da partida e o já referido maqueiro.

O belo monte, pertencente à geografia da Serra do Tabuleiro, nos fundos do estádio (Foto: Matheus Pereira)
Diferentemente da etapa inicial, o segundo tempo começou movimentado. Nem bem tinha saído do descanso e o gol debutante já saiu: depois de um longo bate-rebate dentro da área, o camisa nove do escrete verde e amarelo, Wallace, pôs para dentro e abriu a contagem no Fermínio Vieira. O resultado dava a possibilidade do time do Ribeirão da Ilha terminar a rodada na liderança e afundava ainda mais o Barrense no último lugar.

Sabendo disso, a equipe da Barra da Lagoa reagiu e passou a exercer pressão logo em seguida, controlando o jogo e equiparando as ações. O zagueiro Andrey, de cabeça, quase igualou a contagem nesses minutos sequentes. Quanto ao CENÁRIO, o vento aumentou, e o frio que já congelava meus dedos, passou a estar perto de se tornar irritante. Por vezes, a bola sequer fazia seu percurso correto devido às fortes rajadas de vento sul.

Jogadores comemoram o tento de abertura, enquanto o atleta do Barrense lamenta (Foto: Matheus Pereira)
Dividida perto da lateral (Foto: Matheus Pereira)
Como se a dor de cabeça para o árbitro já não estivesse grande o suficiente, num devido momento o atacante Leandrinho, do Bandeirante, subiu para dominar com o braço levantado e supostamente acertou o zagueiro Andrey, do Barrense. O atleta da equipe visitante ficou bastante nervoso, e uma discussão generalizada se instaurou; no fim de tudo, o camisa 7 do escrete local levou cartão amarelo, mas foi só.

Leandrinho (7) foi o pivô da discussão (Foto: Matheus Pereira)
Aos poucos, no entanto, o time visitante foi dando mostras de que toda a força apresentada era fogo de palha. O Bandeirante igualou as ações e quase marcou o segundo quando o mesmo Leandrinho cabeceou forte após cruzamento, e o goleiro encaixou. Assim como na etapa inicial, o jogo foi se tornando pegado, parando toda hora, seja devido às várias faltas, seja com as frequentes quedas de jogadores de ambas as equipes.

+ Siga o Desprovidos de Fama no Instagram!

Era tanta reclamação e troca de insultos entre os lados que ficou óbvio que a partida terminaria com menos de vinte e dois jogadores. Lipe, do Bandeirante, e Guto, do Barrense, trocaram ofensas demais e foram postos para a rua, com direito ao juiz mandando eles "continuarem a briga lá fora". O lateral do clube da Barra da Lagoa até chamou o adversário para um papo do lado de fora do campo, mas o mesmo deu de ombros.

Uma das inúmeras vezes de jogo parado para atendimento (Foto: Matheus Pereira)
Ademar (E) e Rodriguinho (D) na disputa (Foto: Matheus Pereira)
O meia-atacante Leandrinho não se dava satisfeito com o um a zero - num dado momento, ganhou a bola do zagueiro Andrey e tentou de cobertura, mas a defesa salvou sobre a linha aquele que seria A PINTURA da tarde. Mas o destino é atroz e mói os sonhos mais belos sem dó alguma. O cronômetro batia nos quarenta, quando uma finalização fulminante veio de longe pelo Barrense; o goleiro João Vitor rebateu, a zaga paralisou observando e Dudu entrou totalmente sozinho na área para marcar no rebote.

Os minutos finais ainda serviram para aquele que foi o momento que mais se repetiu na partida acontecer mais uma vez: o Barrense pedir penalidade máxima. Dessa vez, argumentaram uma possível mão do zagueiro Bandeirante, mas sem grande veemência; ao fim dos noventa minutos, o resultado assinalava Bandeirante 1x1 Barrense. As duas equipes permanecem nas suas posições; o time alviazul, mais afundado ainda na lanterna após o Cruz de Malta vencer seu jogo.

Gol de Dudu deu números finais ao confronto (Foto: Matheus Pereira)
Jogadores travam batalha pela bola no meio-campo (Foto: Matheus Pereira)
Na volta, enfrentamos o FAMOSO congestionamento do Rio Tavares. Foi mais de uma hora num trajeto normalmente feito em quinze ou vinte minutos, mas conseguimos sobreviver a esse caos e chegar sãos e salvos nas suas devidas casas. E no domingo, o Desprovidos já esteve presente em mais uma peleja pelo Municipal, mas isso é papo para daqui a um pouco mais. Por agora, me despeço por aqui.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário