Siga o Desprovidos!

domingo, 21 de junho de 2015

Para dar boas vindas ao inverno, Desprovidos (re)estreia na Segundona Catarinense

Buenas.

Para dar boas vindas ao inverno - embora antes da chegada da estação, eu já tenha aturado os gélidos 5 graus em Criciúma -, o Desprovidos fez sua estreia no Campeonato Catarinense Série B de 2015. No segundo ano em sequência que cobrimos a competição, o debute foi cedo, e fomos até Tubarão, onde, no Estádio Aníbal Costa, o Hercílio Luz, time local, recebia o Concórdia, equipe que representa o oeste do estado. O confronto era válido pela terceira rodada do campeonato, e ambos os times seguiam sem derrotas.

Equipes perfiladas para o hino nacional e o estadual (Foto: Matheus Pereira)
Assim como em 2014, estivemos na casa do Leão do Sul para uma peleja da Segundona. Com a leve diferença de que dessa vez pude entrar em campo para fotografar mais de perto os atletas; deixo aqui meu agradecimento ao assessor de imprensa do time da casa, Luiz Henrique Fogaça. Diferentemente do ano passado, quando minha presença era num jogo de vital importância ao Hercílio na luta contra o rebaixamento, dessa vez o clube alvirrubro venceu uma (Juventus de Jaraguá) e perdeu outra (Camboriú) em duas partidas pelo torneio.

+ Especialista na Segundona: O Cancheiro, blog parceiro do Desprovidos, tá iniciando os trabalhos. Vê aí, pô!

O Galo, eterno candidato ao acesso (dessa vez comandado pelos experientes Rodrigo Gral, Cléverson e Rafael Morisco), vinha com uma campanha parecida com a do adversário da tarde. Venceu com autoridade na estreia, contra o debilitado Blumenau, mas tropeçou em casa diante da esquadra do Porto e ainda não EMPOLGOU no certame. Vale lembrar que a última vez que o Galo disputou a elite do estadual foi em 2011.

Torcida organizada Comando Vermelho marcando presença (Foto: Matheus Pereira)
Atletas prontos para o pontapé inicial (Foto: Matheus Pereira)
Kauhan, do Hercílio, e Rafael Morisco, do Concórdia, dividem pelo alto (Foto: Matheus Pereira)
O jogo começou e, embalado pelos 258 torcedores presentes na fria pero no mucho tarde de domingo, o Hercílio Luz foi pra cima. Na base da velocidade dos seus baixinhos e jovens atletas, o alvirrubro contava com as falhas de marcação do Galo para chegar com facilidade à meta defendida por Pablo. Tanto que, logo aos cinco minutos, Kauhan recebeu de Da Silva, fez fila com facilidade imensa e bateu no cantinho do arqueiro careca: Hercílio Luz 1 a 0.

Kauhan recebeu, avançou, driblou... (Foto: Matheus Pereira)
...e finalizou no cantinho (Foto: Matheus Pereira)
O Concórdia tentou responder; pouco mais tarde, Dudu Lima bateu bem e Diego, arqueiro do esquadrão local, defendeu. Mas o estreante centroavante do Leão não estava satisfeito apenas com um gol marcado; o jogador, ex-Guarani de Palhoça, quase ampliou aos 10, quando arrancou do campo de defesa e bateu no mesmo canto do um a zero; dessa vez, Pablo encaixou. O goleiro do Galo novamente interviu no minuto seguinte, em chute de Beleu, feito da entrada da área.

+ Curta o Desprovidos de Fama no Facebook!

Diante de tamanha pressão local, restava aos visitantes buscar um contra-ataque. E quando o fazia bem, era com Dudu Lima; pouco antes dos vinte minutos, ele bateu cruzado e alto, tirando tinta do travessão. Na saída de bola, o arqueiro Diego, do Hercílio, quase entregou o ouro ao errar o passe; tal falha ainda se repetiu mais duas vezes no jogo. Todavia, eram passados 23 minutos quando novamente o "cosplay de Caça-Rato", Da Silva, lançou Kauhan; o atacante dividiu com Pablo e a bola sobrou limpinha para Guthere pôr para dentro e ampliar a contagem.

Diretamente pras lentes do Desprovidos: Kauhan ainda reclama de pênalti enquanto Guthere chega antes de Pablo para marcar (Foto: Matheus Pereira)
Ederson bate e a bola explode no camisa dez Cléverson (Foto: Matheus Pereira)
 A disparidade no placar poderia ser maior; o goleirão Pablo ainda defendeu duas pauladas, uma de Felipe Félix e outra de Beleu - este, um dos principais jogadores do Leão, se lesionou após o lance -. Pelo lado do Concórdia, brilhou a estrela do belo zagueiro Baggio, que cortou na medida quando Ildemar receberia solito na marca da cal. O árbitro Gabriel dos Anjos Kretzer, que frequentemente aparece por acá, deu como finalizada a primeira etapa assim: 2 a 0 Hercílio Luz, sem muito esforço, para surpresa deste que vos escreve.

Atleta do Leão se esforça para passar entre Basílio e Afonso (Foto: Matheus Pereira)
Guthere, autor do segundo gol, carrega a bola perto da lateral e é observado por Dudu Lima (Foto: Matheus Pereira)
Eis que, no intervalo, o treinador Valcir Rebelatto, dos visitantes, sacou da cartola o garoto João de Deus, 20 anos, oriundo das categorias de base, e o jogo mudou completamente; se o primeiro tempo foi do Hercílio, o dono da etapa final foi o Concórdia. Logo aos cinco, ele recebeu na área e, ao goleiro Diego chegar perto, se atirou; o árbitro Gabriel Kretzer viu e aplicou amarelo ao atacante. No entanto, um minuto mais tarde, num lance praticamente idêntico, o arqueiro do Leão foi às pernas do adversário e a penalidade foi assinalada.

Na bola, o experientíssimo Rodrigo Gral. E, no alto de seus 38 anos, o atacante não titubeou e converteu a cobrança, diminuindo a contagem da peleja para 2 a 1. Não parou por aí; o volume de jogo apresentado pela equipe visitante mostrava que o gol de empate seria apenas questão de tempo. Poderia ter vindo novamente com Gral, mas, após bate-rebate, seu tento foi certamente anulado pela auxiliar Aline Renata Rentz Fernandes.

João de Deus invade a área, segundos antes de ser atingido por Diego (Foto: Matheus Pereira)
Guilherme Oliveira levando o Galo ao ataque (Foto: Matheus Pereira)
Cada vez mais crescia em campo a equipe do Oeste do estado. E, lutando contra as constantes reclamações de ambos os lados, Gabriel Kretzer lidava bem com os princípios de polêmicas que surgiam. Aos 28, mais uma; após cobrança de escanteio, Rafael Morisco conclui para o gol, mas Diego corta num lance que ninguém soube se a bola ultrapassou a linha por completo ou não. E, assim como no lance da simulação e do consequente pênalti, no lance seguinte, o tento saiu.

+ Siga o Desprovidos de Fama no Instagram!

Sim, era questão de tempo. Cobrança de escanteio foi feita por Afonso, e depois da bola ficar quentíssima dentro da área, o garoto João de Deus encheu o pé, no cantinho, igualando a partida em 2 a 2 e comemorando muito com seus companheiros de equipe. No lance seguinte, o garoto quase virou tudo: Afonso fuzilou em uma paulada cruzada e João cabeceou por cima das metas. A pressão era MASSIVA.

João de Deus comemora bastante o gol de empate (Foto: Matheus Pereira)
Cléverson em dois momentos: primeiro, avançando sobre Felipe Félix... (Foto: Matheus Pereira)
...depois, fazendo fila em meio a um mar vermelho (Foto: Matheus Pereira)
Quando o jogo começou a se encaminhar para a finaleira, começaram a surgir espaços e tudo ficou cada vez mais equilibrado. De biquinho, Gral quase marcou, e logo na sequência a resposta do Leão veio com o lateral direito Félix, que soltou um PETARDO de longe, a bola quicou e Pablo fez defesa monumental. Porém, o cansaço foi batendo e o time da casa começou a tocar a bola atrás, o que chateou profundamente seus torcedores, que chiavam nas bancadas do Aníbal Costa.

Ainda restou tempo para um "quase gol" dos dois lados. Primeiramente, Rafael Morisco, de cabeça, livre, aos 45; Diego defendeu. E já eram 48 minutos quando a bola sobrou limpinha para Kauhan, atacante hercilista, na entrada da área, mas ele finalizou pela linha de fundo. Ainda restou tempo para o destaque do segundo tempo, João de Deus, reclamar demais, ver o segundo amarelo e ser expulso de campo pelo árbitro. Enfim, corrida a etapa final, hein? Só sabemos que tudo se encerrou em Hercílio Luz 2x2 Concórdia.

Rodrigo Gral, o astro do Galo, correndo pela bola atrás de LUA - sim, Lua - Clayton, zagueiro hercilista (Foto: Matheus Pereira)
O imponente Leão presente no Aníbal Costa (Foto: Matheus Pereira)
E assim foi o primeiro compromisso do Desprovidos na Série B Catarinense de 2015. O estádio Aníbal Costa já está assinalado na nossa listinha de canchas visitadas pelo território barriga-verde desde o ano passado, mas a peleja serviu para estrear o meu desafio pessoal de assistir in loco todas as equipes da competição deste ano. Hercílio Luz e Concórdia seguem na luta, no meio da tabela, para conseguir o tão sonhado acesso à primeira divisão estadual de 2016.

Nosso calendário continua reservado para as próximas semanas; o blog não pára. Voltaremos às pelejas válidas pela Segundona antes mesmo que vocês esperam, então continua ligado aí nos próximos dias. Tamo junto.

Abrazos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário