Siga o Desprovidos!

sábado, 3 de maio de 2014

Rui Barbosa suporta a pressão da torcida local e se sagra campeão da Copa Sul

Saudações.

Como era óbvio, me dirigi até Nova Veneza neste fim-de-semana, mais precisamente neste sábado (03), para prestigiar a FINALÍSSIMA da Copa Sul dos Campeões. Metropolitano e Rui Barbosa voltavam a estar frente a frente, dessa vez no Estádio Darci Marini, casa do Metrô. Quase três mil (!) pessoas sentaram nas arquibancadas vermelhas do MARINÃO, na expectativa de presenciarem a primeira conquista de Copa Sul do GEM.

A panorâmica é diferente dessa vez: a torcida cerca de 20 minutos antes do início da partida (Foto: Matheus Pereira)
Por falar em torcida, esta merece um parágrafo a parte. Uma festa linda nas bancadas, com direito a vários bandeirões e até fumaça vermelha - ah, e quase todos usando uma legítima camisa do Metrô. O futebol tem salvação sim, amigos, em meio a estas modernizações horrendas e desnecessárias, há quem viva pelo seu time, que não chega nem a ser profissional em certos casos, sem largá-lo por outro qualquer.

Depois de muita festa, hino nacional, presença das princesas e rainha da festa da cidade de Nova Veneza, as equipes ficaram a postos e a partida iria começar: os últimos 90 minutos da Copa Sul dos Campeões 2014, que iria definir quem ficaria com a taça.

A eufórica torcida do Metrô (Foto: Matheus Pereira)
G.E. Metropolitano (Foto: Matheus Pereira)
S.E.R. Rui Barbosa (Foto: Matheus Pereira)
O jogo começou com os dois times se estudando bastante. Como no primeiro confronto as redes não balançaram, a pelota rolava na RELVA com certa delicadeza, e a partida ficou marcada pelo equilíbrio. Embalado pela torcida, o Metrô tinha um pouco mais de volume de jogo, mas o Rui Barbosa era mais incisivo em suas investidas, e fazia o goleiro PASSARELA trabalhar.

Metrô tentando puxar ataque no primeiro tempo (Foto: Matheus Pereira)
E enquanto seu arqueiro Júlio César reclamava da falta de VORACIDADE nas palavras de seus jogadores com um sutil "time mudo do car****", o jogo começou a ficar um pouco mais pegado. O trombador Borrachinha assustava pela equipe de Morro da Fumaça, enquanto o sempre serelepe Foguinho era quem puxava os ataques do Metropolitano. Mas ao fim da primeira etapa, o placar permaneceu igual.

Gilliard e Fá traçaram uma dividida na frente deste que vos escreve (Foto: Matheus Pereira)
O Rui Barbosa mudou de postura no segundo tempo. Resolveu investir na velocidade e incisividade dos seus ataques, fechando-se na defesa, utilizando o volante Shayder quase como um terceiro zagueiro. E quase deu certo aos 15 SEGUNDOS, quando Borrachinha roubou bola de Willian e fuzilou, mas o goleirão Passarela salvou.

Mas aos 12 minutos, NÃO TEVE PERDÃO: em uma jogada trabalhada, o lateral Andinho teve tempo pra olhar para a área e levantar na mesma, e o esguio Borrachinha, sozinho num raio de aproximadamente CATORZE QUILÔMETROS, meteu a cabeça na bola e a redonda morreu no fundo das redes: um 1 a 0 que até então dava o segundo título da Copa Sul para o Rui.

Borrachinha sofrendo falta do zagueirão Willian (Foto: Matheus Pereira)
E poucos minutos depois sendo abraçado pelos companheiros de equipe após o gol (Foto: Matheus Pereira)
Aí o Metropolitano passou a jogar na base da raça mesmo. O nunca tão amado treinador Valter Ghislandi ENCHEU de atacante no time: além da dupla Foguinho e Jean, que não saíram, ainda entraram em campo Edson Bugrão, Maurício e Marcelo Silva. Mas acabou não rendendo como o esperado: as jogadas mais perigosas ainda eram construídas pelos visitantes, que quase marcaram outra vez, com Maicon Ermo - Passarela salvou de novo.

Lateral Ricardinho indo na base da vontade (Foto: Matheus Pereira)
Nem a expulsão do volante Ramon atrapalhou o Rui, que ainda viu Foguinho balançar as redes pelo Metrô: euforia nas arquibancadas, até o gol ser anulado pelo bandeira, que anotou impedimento - e provavelmente foi correto, visto que os atacantes locais nem reclamaram muito. Suor, lágrimas e ansiedade marcaram os minutos finais da peleja até o árbitro Gelson Demétrio fazer a redonda parar de rolar aos 50 minutos: Metropolitano 0x1 Rui Barbosa.

>> Confira as fotos da final: torcida, jogo e festa do título!

Jogadores fazem a festa (Foto: Matheus Pereira)
O Rui se sagrou campeão da competição pela segunda vez - havia conquistado também em 2011 - e agora representará o sul do estado no Catarinense Não-Profissional, disputado no fim do ano. Já o Metropolitano, acabou ficando com o tri vice-campeonato, e segue sem nenhum título da carinhosamente chamada por este blog Libertadores do Sul-Catarinense.

Jogadores do Metrô recebendo a medalha de vice-campeão (Foto: Matheus Pereira)
Jogadores do Rui recebendo a medalha de campeão (Foto: Matheus Pereira)

Jogadores comemorando junto com dirigentes, a torcida, e, claro, a TAÇA (Foto: Matheus Pereira)
Parabéns à equipe do Rui Barbosa, bicampeã da Copa Sul dos Campeões, e parabéns ao Metropolitano, que chegou até a final com dignidade e lutou até o fim. A competição volta em 2015, mas o blog segue suas atividades durante o ano; dia 24 o amador volta, com o Municipal de Criciúma. Mas até lá, podem pintar novidades por aqui.

Abraço a todos.
Equipe campeã da Copa Sul de 2014 (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário