Siga o Desprovidos!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

No jogo dos líderes, Criciúma bate o Figueirense pela vantagem mínima

Fala aê.

Aproveitei a folga no último fim-de-semana e não cobri nenhuma partida para este blog. Mas, como o sempre tão querido amador só volta semana que vem, achei um jogo válido pelo Campeonato Catarinense sub-20 para cobrir nesta sexta-feira (16). A partida em questão colocava frente a frente Criciúma e Figueirense, respectivamente o segundo colocado e o líder do certame. E o palco era o Estádio Walmor Mário Guollo, em Cocal do Sul. Foi a terceira vez que cobri uma partida no GUOLLÃO só neste ano.

Criciúma EC sub-20 (Foto: Matheus Pereira)
Figueirense FC sub-20 (Foto: Matheus Pereira)
O Tigre fazia uma campanha consistente, com cinco vitórias e duas derrotas em sete partidas e um consequente segundo lugar. Mas, melhor ainda era a do Alvinegro: seis vitórias e um empate e uma liderança pomposa, quatro pontos a frente do vice-colocado, o próprio Criciúma. Na partida de abertura da tarde, válida pelo estadual sub-17, as equipes ficaram no 2 a 2.

O esquadrão tricolor, inclusive, contava com um grande reforço: o atacante Gustavo, artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior, pelo Taboão da Serra. O atacante chegou na equipe do Heriberto Hülse para fazer parte da equipe profissional, e participou em diversas partidas. Mas está disputando o estadual sub-20 com as categorias de base e havia feito até então 5 gols em 3 partidas.

Lateral Tayrones descendo até o chão enquanto domina a bola (Foto: Matheus Pereira)
E o Figueira mostrou que não foi visitar o rival a passeio. Desde o começo da partida, chegava com perigo à meta defendida por Ronaldo, conseguindo acumular sete escanteios nos primeiros quinze minutos. O Criciúma, porém, não se restringia ao campo de defesa; quando ia para o ataque, assustava. Na primeira chance real de gol da equipe, o goleiro do Alvinegro CAÇOU BORBOLETA e deixou a bola com Mateus Arence, que cruzou na cabeça de Júlio César, e o meia acertou o travessão.

Goleiro Ronaldo voa para fazer bela defesa (Foto: Matheus Pereira)
Jogadores do Tigre preparados para cobrança de falta (Foto: Matheus Pereira)
Mas apesar das equipes buscarem o gol a todo instante, o jogo seguiu marcado pelo equilíbrio. Apesar da pressão, o Figueirense não conseguia criar chances perigosas, tentando muitas bolas alçadas na área diretamente EN LAS MANOS do goleiro Ronaldo. Já o Tigre, tentou por muito tempo ligações diretas saindo do pé do zagueiro Iago Maidana, que não deram nada certo. Quando resolveram mudar, o time melhorou, mas era muito tarde: 0 a 0 no primeiro tempo.

Acho que ainda não citei como sempre faço, mas com certeza o pró dessa tarde de sexta-feira foi o clima: o termômetro não chegou a 20 graus em nenhum momento e o sol só deu as caras por alguns poucos minutos antes do começo da partida. Obrigado, São Pedro.

Criciúma puxando jogada de ataque com Juninho (Foto: Matheus Pereira)
Aí na segunda etapa o volume de jogo do Criciúma melhorou massivamente. Era questão de tempo para o gol sair; com jogadas pelas laterais criadas pelos jogadores da posição - Tayrones e Juninho - e pelo arisco Andrew, atacante, o FELINO foi dono das jogadas de perigo no início da segunda etapa. Até que o gol saiu. Após uma bola roubada no campo de ataque, o cruzamento veio na medida para Gustavo enfiar a testa na redonda e correr pro abraço, 1 a 0.

Gustavo vai comemorar seu gol com o treinador Luizinho Vieira (Foto: Matheus Pereira)
Há um corpo estendido no chão, e é do meia Júlio César (Foto: Matheus Pereira)
Após o sexto gol do atacante em quatro partidas, porém, o Tigre aos poucos foi se acomodando. Mesmo com Gustavo voltando a balançar as redes, dessa vez em posição de impedimento, quem tomou as rédeas da partida foi mesmo o Alvinegro. Mas o problema da primeira etapa se repetiu: muita troca de passe e pouca efetividade. Quando a bola sobrava para os atacantes, o beque Ianson, um PAREDÃO RUIVO, chutava pra onde o nariz apontava.

Uma das poucas investidas do Tigre pós-gol da vitória (Foto: Matheus Pereira)
Saldo de uma dividida perto da lateral (Foto: Matheus Pereira)
Mesmo depois da ETERNIDADE que foi esse fim de jogo, principalmente pelos cinco minutos de acréscimo dados pelo árbitro, as redes não balançaram: Criciúma 1x0 Figueirense, e a equipe de Florianópolis conheceu sua primeira derrota na competição. Apesar disso, segue na liderança, com o Tricolor na cola, um ponto atrás.

Agora, o estadual sub-20 terá mais uma rodada e depois volta apenas após a Copa. Até lá, teremos muitas novidades por aqui no Desprovidos, especialmente o Campeonato Municipal de Criciúma, que começa já no próximo dia 24 no lendário e histórico Heriberto Hülse.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário